Regime da propriedade horizontal (condomínios) tem novas normas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Regime da propriedade horizontal (condomínios) tem novas normas

A presente lei revê o regime da propriedade horizontal, alterando o Código Civil, o Decreto-Lei n.º 268/94, de 25 de outubro, e o Código do Notariado.

A administrador do condomínio passa a ter a obrigação de informar os condóminos quando existem processos judiciais contra o próprio condomínio, ou de emitir declarações de dívida e não dívida sempre que tal for solicitado, Passa também a ter competência para intervir em todas as situações de urgência, para apresentar uma queixa-crime em nome da assembleia de condóminos e facilitar a cobrança de quantias em atraso.

As alterações nas formalidades respeitantes às atas das assembleias, a previsão de comunicação obrigatória pelo condómino alienante à administração do condomínio, sob pena do condomínio alienante ser responsável pelo valor das despesas inerentes, bem como a obrigatoriedade de constituição de um fundo comum de reserva total, que se destina a custear as despesas de conservação do edifício, as despesas judiciais e os honorários de mandatário. Regula, igualmente, a cobrança coerciva das quantias devidas pelos encargos decorrentes da fruição das partes comuns dos prédios.

Conheça aqui todas as alterações: Lei n.º 8/2022 de 10 de janeiro